quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Brincadeiras para o dia da criança

Resgatando Brincadeiras Antigas

O que mais se vê atualmente são as crianças dentro de apartamentos na frente do videogame, do computador ou da televisão. Parece que aquelas brincadeiras antigas e divertidas da nossa infância ficaram para trás. Quem não se lembra da turma toda que se encontrava depois da escola para brincar na rua ou numa praça perto de casa? As meninas brincavam de passa-anel, amarelinha ou corda, enquanto os meninos jogavam bolinha de gude, pião ou faziam cabo de guerra. A turma toda se reunia também em outros momentos. Era a hora da queimada, do esconde-esconde, do elefante colorido e do corre-cutia.
 
Aos poucos, porém, essas brincadeiras deliciosas foram sendo esquecidas pela garotada.
Brincar faz parte do desenvolvimento infantil. Pesquisas já mostraram que crianças que brincam são mais criativas e as que se divertem em grupo têm menos problemas de ajuste social quando chegam à idade adulta. "O jogo é seu meio de comunicação e aprendizagem. Por meio dele a criança terá a oportunidade de desenvolver melhor a imagem, o seu esquema corporal e outras habilidades", explica a psicopedagoga Raquel Caruso Whitaker, do Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento (CAD), de São Paulo. As brincadeira antigas, por exemplo, estão ligadas a costumes populares e ainda promovem a socialização, ajudam a desenvolver a coordenação motora, exploram o movimento, o equilíbrio, o respeito às regras e o lado intelectual das crianças.

Antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso, tinham que usar mais a criatividade para criá-los.
Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.
Com os avanços da modernidade, a tecnologia trouxe brinquedos que não exigem a criatividade das crianças, pois elas já encontram tudo pronto.
Uma boa sugestão para comemorar o dia das crianças é a família fazer um levantamento das brincadeiras do tempo de seus pais e de seus avós, aproveitando para se distraírem com seus filhos, ensinando-os outras formas de diversão e as possibilidades de se criar jogos e brincadeiras. O mais importante disso? Ensiná-los que para brincar não precisamos gastar.
Assim, apresentamos aqui algumas sugestões de jogos e brincadeiras antigas.

- Cinco Marias: essa brincadeira constitui em, primeiramente, procurar cinco pedrinhas que tenham tamanho aproximado ou confeccionar saquinhos e recheá-los com arroz ou areia. Primeira rodada: jogue todas as pedrinhas no chão e tire uma delas (normalmente se tira a pedrinha que está mais próxima de outra). Depois, com a mesma mão, jogue-a para o alto e pegue uma das que ficaram no chão. Faça a mesma coisa até pegar todas as pedrinhas. Segunda rodada: jogue as cinco pedrinhas no chão, depois tire uma e jogue-a para o alto, porém, desta vez, pegue duas pedrinhas de uma vez, mais a que foi jogada para o alto. Repita. Terceira rodada: cinco pedrinhas no chão, tira-se uma e joga-se para o alto pegando desta vez três pedrinhas e depois a que foi jogada. Última rodada: joga-se a pedrinha para o alto e pega-se todas as que ficaram no chão.
 
- Roda: em roda, cantem canções antigas e façam os gestos e representações delas. Lembramos de algumas músicas como atirei o pau no gato, ciranda-cirandinha, a linda rosa juvenil, a galinha do vizinho, a canoa virou, eu entrei na roda, cachorrinho está latindo, o meu chapéu tem três pontas, pai Francisco, pirulito que bate bate, samba lelê, se esta rua fosse minha, serra serra serrador, etc.
 
- Escravos de Jó: dois participantes cantam a música “escravos de jó, jogavam caxangá, tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá”. Cada um com uma pedrinha na mão vai trocando-as e fazendo o que diz a música.
 
- Amarelinha: risca-se a amarelinha no chão, de 1 a 10, fazendo no último número um arco para representar o céu. Pula-se com um pé só, dentro de cada quadrado.
 
- Pião: um pião de madeira enrolado num barbante. Puxa-se a ponta do barbante e este sai rodopiando. A grande diversão é observar o pião rodando.
 
- Passar anel: os participantes ficam com as mãos juntas e um deles com um anel escondido. A pessoa que está com o anel vai passando suas mãos dentro das mãos dos outros participantes até escolher um deles e deixar o anel cair em suas mãos, sem que os outros percebam. Depois escolhe uma pessoa e pergunta-se “fulano, com quem está o anel?” e a pessoa escolhida deve acertar.
 
- Pula corda: duas pessoas batem a corda e outra pula. Durante a execução da brincadeira os batedores vão cantando “um dia um homem bateu na minha porta e disse assim: senhora, senhora, põe a mão no chão; senhora, senhora, pule de um pé só; senhora, senhora, dê uma rodadinha e vá pro meio da rua”. Ao final, o pulador deve sair da corda sem errar.
 
- Bolinha de gude: essa brincadeira tem várias formas de se jogar, como box, triângulo, barca e jogo do papão, onde os participantes devem percorrer determinados caminhos, batendo uma bolinha na outra e, ao final, acertar as caçapas.
 
- Empinando pipa: escolha um local adequado e amplo, onde não tenha fios de energia elétrica. A pipa vai subindo com o vento e os participantes ficam observando-a ao longe. Algumas pessoas usam cerol, uma mistura de cola com caco de vidro, para cortar os fios das outras pipas. Porém, a brincadeira dessa forma torna-se perigosa, podendo causar acidentes graves. Assim, use-a apenas para se divertir evitando usar o cerol, mesmo que alguém lhe dê o preparado.
 
- Batata quente: os participantes sentam-se em círculo e uma pessoa fica de fora. Vão passando uma bola, bem rápido, de mão em mão e o que está de fora, de costas para o grupo, grita “batata quente, quente, quente, ..., queimou!”. Quem estiver com a bola quando o colega disser ‘queimou’, é eliminado da brincadeira. O vencedor será aquele que não for eliminado.
 
- Cabo de guerra:
O que é: disputa em que crianças puxam uma corda.
Participantes: a partir de quatro.
Acessórios: uma corda e um lenço ou pedaço de tecido.
Como brincar: amarre o lenço no meio da corda e divida as crianças em dois grupos. Cada um deve ficar em um dos lados da corda e puxar com muita força. Ganha quem conseguir deslocar mais o lenço de lugar.
Idade: a partir de 6 anos.
Benefícios: desenvolvimento do espírito de equipe, força muscular, concentração e habilidade para lidar com disputa.
 
- Barra manteiga:
O que é: brincadeira em que as crianças devem correr atrás do adversário para aumentar sua equipe.
Participantes: pelo menos oito.
Acessórios: não há. Como brincar: as crianças devem ser divididas em dois grupos e alinhadas frente a frente numa distância de, no mínimo, cinco metros. O grupo que começar o jogo escolhe um membro para se dirigir até a outra equipe. As crianças devem ficar com as mãos estendidas e as palmas para cima. O adversário, então, canta: "Barra-manteiga na fuça da nega. Minha mãe bateu nessa daqui". E bate fortemente na mão de uma delas. Nesse momento, corre em direção à sua fileira enquanto o que levou a palmada tenta alcançá-la. Se chegar ao seu grupo sem ser tocada, a criança está salva. Se for pega, deve passar para o outro grupo. A brincadeira é reiniciada com a criança que levou a palmada. Ganha o grupo que ficar com o maior número de crianças.
Idade: a partir de 6 anos.
Benefícios: desenvolvimento da força, equilíbrio, agilidade, concentração, coordenação motora, força muscular, espírito de equipe e habilidade para lidar com regras e disputa.
 
-Pula- sela:
O que é: também conhecida com o pula-mula, nessa brincadeira as crianças devem saltar sobre um colega fazendo poses diferentes.
Participantes: no mínimo quatro.
Acessórios: não há.
Como brincar: escolham quem será a mãe da mula. Ela, por sua vez, deve escolher quem será a mula. O escolhido deve abaixar as costas, apoiando com força as mãos nos joelhos. Se as crianças forem muito pequenas, a mula pode ficar ajoelhada de quatro no chão. A mãe salta sobre a mula, apoiando as mãos nas costas do amigo. Essa pessoa pode determinar como será o salto e os outros imitam o que ela faz. Se gritar bife, significa que as mãos devem ficar abertas. Batatinha é para todos pularem com a mão fechada. Garra de gavião, a ponta dos dedos finca sobre a sela. Vale também inventar novas posições. Quem errar é a próxima mula. E quem era a mula será a mãe.
Idade: a partir de 6 anos.
Benefícios: desenvolvimento do equilíbrio, coordenação motora, força muscular, agilidade e habilidade para lidar com regras.
 
-Corre cutia:
O que é: também conhecida como lenço-atrás, nessa brincadeira as crianças devem tentar pegar o amigo correndo em volta de uma roda.
Participantes: no mínimo dez crianças.
Acessório: um lenço.
Como brincar: escolha quem ficará com o lenço. As demais crianças devem ficar sentadas no chão em forma de roda e com os olhos fechados. Quem estiver com o lenço anda em volta da roda (pelas costas dos pequenos) enquanto todos cantam: "Corre cutia, na casa da tia, corre cipó, na casa da avó. Lencinho na mão, caiu no chão, moço bonito, do meu coração. Posso jogar? Pode!! Ninguém vai olhar? Não!". Nesse momento, o lencinho é colocado atrás de uma pessoa da roda. Essa criança tem que pegá-lo e correr atrás de quem o colocou lá antes que o adversário sente no seu lugar. Se agarrá-lo, a criança vai para o meio da roda.
Idade: a partir de 3 anos.
Benefícios: desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, direção, atenção, concentração, esquema corporal, agilidade e força muscular.
 
 
- Elefante colorido:
O que é: brincadeira em que as crianças devem identificar cores em um ambiente.
Participantes: no mínimo quatro.
Acessórios: não há.
Como brincar: crianças devem escolher quem será o mestre da brincadeira. Ele, então, grita: "Elefante colorido". E as outras perguntam: "De que cor?". O mestre escolhe uma cor e todas as crianças deverão tocar algum objeto na tonalidade pedida. Se não achar, tem que pagar uma prenda. Pode ser dançar, cantar, contar uma piada, correr, assim por diante.
Idade: 2 anos.
Benefícios: desenvolvimento da concentração, atenção, coordenação motora, conhecimento das cores, discriminação visual e auditiva.

Interação com a criança.
E não pense que só as crianças se beneficiam na hora da brincadeira. O adulto que se dispõe a entrar no meio da molecada sai ganhando também. "A mulher que resolve parar suas atividades e brincar com os filhos, sobrinhos, netos ou qualquer outra criança fortalece a relação e a confiança que há entre eles", explica a professora Maria Ângela Barbato Carneiro, da PUC/SP.
Esse tempo que ela se dedica à brincadeira também ajuda a trazer à tona emoções antigas que ficaram esquecidas lá no passado. De acordo com o pesquisador norte-americano Brian Smith, autoridade em desenvolvimento infantil do Departamento de Educação da Universidade da Pensilvânia, os adultos de hoje foram educados para renunciar às atividades infantis e para serem responsáveis quando crescessem. Para ele, ganha os pais que não esquecem de sua própria infância. Esse resgate é ideal para dar mais alegria à vida. É como se trouxesse um frescor no meio da correria diária.
Mas não vale fazer nada forçado. Quando resolver sentar com os pequenos, faça isso de coração. Você vai ver como a brincadeira vai ficar muito mais divertida!



terça-feira, 1 de outubro de 2013

Mulher de 35 anos... enfim!

A mulher de 35 é atraente quando ela guarda os traços de sua beleza mesmo com aspecto mais envelhecido. Os anos a ensinaram a ser mais sábia e a compreender melhor a natureza feminina e masculina. Uma mulher mais velha é atraente para um homem de 20 quando tudo o que ela espera dele é o sexo.

Em um primeiro momento o que mais chama atenção de qualquer homem, independente da idade é sempre a forma física e a beleza do rosto de uma mulher.

Se uma mulher de 35 é bonita, é isso que chamará a atenção no primeiro momento, desde um menino de 4 anos até um idoso de 85, independente do fator social ou profissional.
Conheço uma mulher de 43 anos que chama atenção de todos os homens (a maioria tem mais de 37). Ela tem uma boa forma física, nada de excepcional, de rosto não é bonita, e também não é feia, mas é muito charmosa e tem uma personalidade muito própria.


Bem, esta não é a minha opinião e sim, foi algo que encontrei por aí, no google da vida...  mas algumas coisas escritas no texto tem fundamento, nenhuma mulher precisa necessariamente ser linda, ter um corpo maravilhoso, um grande emprego ou até mesmo comer uma folha de alface por dia para parecer uma menina de 15, sendo que já passou dos 30 faz tempo!

Nós, mulheres "maduras", eu diria melhor, mulheres no ponto, devemos ter aquela essência única onde a cada dia agregamos mais conhecimento, experiência e tato para lidar com as pessoas e com os problemas.
A cada dia crescemos mais, nos conhecemos mais, nos amamos mais e por fim, somos mais amadas! Quanto  privilégio não é!

A vida é curta e já não importa mais se tenho 35, 36, 37 anos ou mais, o que interessa mesmo é minha vontade de viver, e ser feliz, de amar e ser amada.
Não precisamos ter  problemas com a idade, nem nos sentir com a idade que temos, somente sentir que cada vez mais agregamos conhecimentos que fazem com que percorramos um caminho diferente, mais seguro e mais firme.

Por isso mulheres, não é uma ruguinha aqui, uma gordurinha ali que vai fazer você ser uma mulher mais velha, e sim como você se sente por dentro, como você encara a sua vida e seus problemas.
Seja sempre uma pessoa alegre, positiva, de bem com a vida, faça chuva ou faça sol, escolha toda manhã ser feliz!



 

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Segredinhos do gelo

Usando gelo nos cuidados da casa

As coisas mais simples, muitas vezes nos surpreendem com utilidades que a gente nem imagina.
É o caso do gelo. Quem diria que meros cubinhos de água congelada podem, por exemplo, salvar o sofá de uma mancha de chocolate? Conheça todo o poder dessas pedrinhas.
 
Regador diferente
Você resolveu viajar no fim de semana e o calor está de rachar. Para deixar suas plantas hidratadas, coloque várias pedras de gelo dentro de uma caixa de isopor pequena com furinhos embaixo e posicione-a na terra dos vasos. O gelo derreterá aos poucos, regando as raízes.

O chiclete grudou. E agora?
Quando a goma de mascar gruda na roupa é um deus nos acuda! Mas, calma, pois dá para retirar a meleca com um simples cubo de gelo. Esfregue-o pelo avesso do tecido e veja que o chiclete vai endurecendo (por causa da baixa temperatura) e se soltando aos poucos. Se preciso, use uma faca para completar a retirada - só tome cuidado para não danificar a roupa.

Geladeira de emergência
Você está dando uma festa em casa e o refrigerador ficou lotado, sem espaço para as bebidas... Não se desespere: improvise uma geladeira no tanque de lavar roupas. Encha-o de gelo e coloque cervejas, sucos e refrigerantes no meio dos cubinhos. Para conservar o gelo por mais tempo, acrescente um quilo ou dois de sal. O tempero faz as pedrinhas derreterem mais devagar.

Opção para calafetar
Depois de vedar o dreno da pia ou do box com silicone, aproveite enquanto o material ainda está mole para moldá-lo com uma pedra de gelo. Uma borda limpa e regular se formará no local, o que vai prevenir qualquer furinho ou abertura no silicone.

Tira-manchas
O café, o chocolate ou o vinho acabaram de cair na sua roupa ou no sofá. Corra até a geladeira e pegue cubos de gelo. O segredo é esfregá-los na mancha bem devagar e ir secando o excesso de umidade com uma toalha. A baixa temperatura desfaz o sinal escuro aos poucos, sem alterar a textura do tecido nem deixar marcas, o que pode acontecer se você passar um pano ou usar água quente.

Reportagem: Mariana Viktor - Edição: MdeMulher

 

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Batom Vermelho... pode sim!

Como usar batom vermelho
 
O batom vermelho é um item clássico da necessaire feminina. A maioria das mulheres ficam muito bem usando, e o batom dá aquele poder a maquiagem, mesmo que você esteja usando só rímel e batom vermelho, você está poderosíssima!
Sedução nem sempre é a palavra chave para o polêmico batom vermelho. Ao contrário do que muitos pensam, a cor pode e deve ser usada no dia a dia, basta saber equilibrar com o make completo. 
 

 
 




 
Por ser um ícone de beleza, o sucesso do batom vermelho atravessou décadas e ganhou fama e poder. Além, é claro, da tecnologia voltada para a hidratação, cor intensa e duradoura, fator de proteção solar e outros inúmeros benefícios. Saber a diferença entre os tons é etapa número um para não errar na escolha.
Para o dia a dia, não há dúvidas: jamais aposte em tom vibrante. Aconselha-se o vermelho aveludado, mais seco e sem brilho, para não destacar ainda mais os lábios. Os vermelhos mais vibrantes são ideais para aquela noite onde você quer arrasar. Então, não vamos confundir os tons, certo?
Pois bem, tom escolhido, mãos a obra. Como o destaque do make independente do tom escolhido é a boca, o restante da maquiagem tem que estar equilibrada e natural. Então prepare a pele com o tradicional a anti- olheiras, base e pó. Para o olho, uma sombra natural é a melhor opção, você pode utilizar um delineador da forma clássica, traço fino e discreto, nada de fazer o puxão de gatinho. contorne a sobrancelha com sombra branca para iluminar e aplique o rímel. Escolha um blush natural, nada de puxar para o rosa, lembre-se que os olhos estão voltados para os lábios. Então, suavize.
O batom vermelho quando bem aplicado e usado é capaz de valorizar qualquer visual. Portanto, fique atenta na ocasião e abuse das tonalidades dessa cor versátil, que combina com qualquer tom de pele.

Rapidinhas
- No ambiente de trabalho e durante o dia, a dica é deixar o visual leve e natural. Por isso, opte por um batom mais opaco ou substitua por um
gloss vermelho para conseguir uma cobertura suave.

- À noite e em ocasiões especiais, como um jantar ou festa elegante, a cor pode ser mais intensa. Esta é a ocasião ideal para ousar em tons vibrantes e com brilho. Para reforçar a cor, passe a primeira camada com pincel e só depois aplique o batom diretamente sobre os lábios.
- Já em casamentos, o batom vermelho está acessível a todas as mulheres, da noiva às convidadas. Ele, aliás, é uma elegante alternativa para sair do básico olho escuro esfumado e boca nude. Ou seja, segundo os experts em maquiagem, é capaz de valorizar qualquer visual.

 
Mariane Montedori   mariane.montedori@rac.com.br 
 
Como usar:
- Primeiro aplique um pouco de pó facial ou base nos lábios, ele ajuda a intensificar e fixar o batom;  
- Depois faça o contorno da boca com um lápis da mesma cor do batom, ele também ajuda a fixar e deixa o acabamento do batom mais bonito!
- Preencha o restante da boca com o batom, se quiser você pode também retirar o excesso com um papel;
- Aplique mais uma pequena quantidade de pó facial e reaplicar o batom… esse processo deixa a cor muito mais intensa!
- Utilize também um corretivo em volta dos lábios, ele não deixa o batom escorrer e realça a cor!
 
 
 

 
Lindos não é?
Particularmente eu sou apaixonada pela boca vermelha e uso muito sem medo de errar de acordo com as dicas sugeridas. Com certeza você também vai achar o seu tom de vermelho ideal e que mais aprecia. É só arriscar e arrasar!
E viva o batom vermelho!
 
por Michelle F. Jasinski




 

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Tiara de trança

Trançar os cabelos me remete a infância...
Nossa! Que tempo bom... no qual trançava os cabelos das minhas bonecas e os cabelos das minhas amiguinhas, tempo bom que minha avó trançava meus cabelos com seu doce afago acompanhado de um cafuné gostoso... tempo bom....
E como é linda uma trança bem feita ou desfeita, dá um charme, um toque de romantismo.
Ainda bem que Papai do Céu me deu meninas de presente para brincar e trançar suas madeixas.
O penteado que escolhi para este post é um dos meus favoritos e um dos mais simples e fáceis de fazer, pois não tenho prática ou dom para a arte de fazer penteados lindos.
Veja que linda esta trança tiara!
 
 
Viu que fácil?
Viu que lindo fica o cabelo?
Agora é só colocar em prática e arrasar!

por Michelle F. Jasinski

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Oito motivos para não criar um perfil no Facebook para uma criança

Com a diversidade de meios de acesso à Internet, é comum ver crianças navegando pela web com total autonomia e acessando redes sociais como o Facebook, por exemplo. No entanto, permitir a entrada “precoce” dos pequenos no mundo online, pode não ser uma boa ideia. Reunimos 8 motivos pelos quais a rede pode apresentar riscos para crianças.
 
1. O Facebook é proibido para menores de 13 anos
De acordo com as regras de uso do próprio Facebook, apenas adolescentes a partir de 13 anos podem criar uma conta na rede social. Apesar de não existir um consenso sobre a idade ideal, o objetivo é permitir apenas a entrada de pessoas que, mesmo ainda muito jovens, já sejam capazes de separar o certo do errado e fazer escolhas baseadas nos seus valores.
 
De acordo com a coordenadora do Childhood Brasil, Erika Kobayashi, que trabalha em programas sobre proteção infantil como o “Navegar com Segurança”, os responsáveis precisam ficar atentos. “É importante que os pais monitorem seus filhos, e que eles sigam as regras básicas estipuladas pelas redes. É muito importante ter a consciência de que as crianças interagem de muitas formas diferentes e que isso representa perigos”, afirma.

2. Privacidade de fotos e posts expostos
Outro motivo para manter as crianças menores de 13 anos fora do Facebook diz respeito à privacidade de posts e fotos nas redes sociais. É que, mesmo que a nova geração já tenha nascido no mundo online, informações importantes como a configuração de privacidade, podem passar despercebidas se um adulto não 'blindar' o perfil do menor como privado.
“Crianças sozinhas em fotos de perfil ou nos álbuns jamais, isso é uma regra básica. Também vale não disponibilizar publicamente as imagens delas em alta resolução. Cibercriminosos podem usar as fotos de boa qualidade para montagens, ou disponibilizá-las em sites de conteúdo abusivo e pornográfico”, disse Kobayashi. Além disso, manter públicas fotografias de crianças pode ajudar outras crianças que praticam bullying a usá-las de forma inadequada.

3. Rastreamento e localização fácil
As conversas em chats, em geral, oferecem a localização dos usuários na hora de enviar uma mensagem via dispositivos móveis (smartphones e tablets) e alguns computadores. Sem o bloqueio dessas funções, as crianças também podem se tornar alvo fácil de localização.
Além disso, a publicação imediata de fotos – ou os marcadores de fotos – com locais indicados no Facebook, também contribui para localizar esses usuários facilmente.

4. Contato facilitado com estranhosUma das funções básicas do Facebook é aproximar pessoas conhecidas e permitir que o usuário conheça outras novas por meio da plataforma. Por isso, qualquer pessoa pode ter acesso ao perfil de uma criança, inclusive desconhecidos, se tiver conta na rede social.
“Os pais precisam ficar atentos aos contatos na rede social. É necessário orientar a criança a não abrir a webcam para qualquer um, assim como não contar detalhes da vida pessoal. Mas o principal, é o que vale na rua também: não conversar com estranhos", orienta Kobayashi.

5. Bullying, assédios e abusosNas redes sociais, atitudes como o ciberbullying, o bullying virtual, se tornaram muito mais corriqueiras, assim como assédios e abusos. Por isso, a orientação para ter cuidado com o que é publicado, curtido, compartilhado e comentado na rede social é extremamente válido.
O Facebook mantém campanhas que orientam os usuários a não praticar bullying e avisar ao site sobre atitudes ofensivas. É possível denunciar posts, fotos, vídeos e perfils na rede social.
Assim, as configurações de controle de fotos, a privacidade do perfil e a divulgação da localização da criança se tornam fatores cruciais para a preservação da mesma online.

6. Spam, pornografia, violência
O Facebook não possui ferramentas de controle dos pais na rede. Dessa forma, a criança fica “livre” para ter o acesso à quaisquer conteúdos abusivos disponíveis publicados por outros usuários. E, engana-se quem pensa que isso significa apenas pornografia. Fotos, textos, grupos de discussão e vídeos violentos também circulam pela rede social, e aos montes.
Há também políticas internas para denunciar esse tipo de conteúdo inadequado na rede social. Porém, a ferramenta de alerta não garante que o site fique livre de imagens e textos abusivos que se reproduzem e se renovam todos os dias pelas mãos dos próprios usuários.

7. Links maliciosos, plugins e golpes
O número de golpes, links e plugins maliciosos no Facebook também é grande. Em geral, eles vêm acompanhados de imagens atrativas ou promoções que prometem viagens, smartphones e uma infinidade de outros prêmios. Tudo isso chama a atenção de usuários das mais variadas idades, incluindo crianças que buscam por jogos e outras brincadeiras.
Ao acessarem tais links e serem vítimas de golpes, os pequenos podem acabar divulgando dados pessoais ou adquirindo algum vírus para o dispositivo que usam para acessar a web.

8. Conteúdo pago com dados do cartão dos pais
Os jogos são um dos maiores atrativos para crianças no Facebook. No entanto, alguns conteúdos deles podem ser pagos na rede social. Fazendo uso do cartão dos pais, mesmo quando autorizado, a criança pode disponibilizar dados indevidos, ser vítima de novos golpes bancários e vírus, ou mesmo fazer "compras" acima do limite dado pelo pai ou pela mãe.

É preciso estabelecer limitesAinda de acordo com Erika Kobayashi, nem sempre as redes sociais são vilãs. Segundo a especialista, há muita coisa boa que a criança pode aprender usando a web e as redes sociais. Mas, para isso, é importante ter uma fiscalização dos pais, que precisam navegar junto com essas crianças e criar limites para o espaço que a Internet ocupa na vida delas.

por Gabriela Viana

“É importante que os pais também definam um tempo de navegação. O uso excessivo da web, em geral, pode acarretar outros problemas, como distúrbios do sono, por exemplo”.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Abuso Sexual- Orientações que você precisa saber

Nesses últimos tempos, neste mundo no qual vivemos precisamos compreender a necessidade de prevenir- e de abusos praticados contra a infância e de proteger nossos pequenos dos molestadores de crianças.
Não estou aqui para causar medos sem fundamentos ou pânico, a intenção é apenas deixar um alerta como mãe e educadora. Não sabemos da maldade que pode estar no íntimo  de um abusador, por isso deixo com meus amigos leitores 6 orientações básicas sobre esse assunto tão delicado que afeta crianças indefesas, e tantos pais distraídos ou até inocentes.


1- Nunca deixe a criança passar muito tempo sozinha com um adulto;

2- Fique atenta ao tipo de carinho que o adulto dá à criança. Certos tipos de carícias podem  deflagrar suspeitas;

3- Um sedutor de crianças apresenta-se com uma máscara social por trás da qual se escondem graves distúrbios de personalidade. Pode ser também uma sedutora de crianças, pois esse não é um comportamento exclusivo de homens. E tanto um como o outro pode preferir só meninas ou só meninos. Por isso, fique alerta.
 
4- Se a criança reclamar de alguma coisa, acredite na criança. O sedutor ou a sedutora poderá negar. Mas você deve dar mais crédito à criança. Dificilmente ela mente.
 
5- Fique atenta se notar mudanças repentinas no comportamento ou no humor da criança, queda no rendimento escolar, problemas alimentares, marcas no corpo ou dores sem motivo aparente na barriga. Isso pode ser indício de que seu filho ou filha está sendo molestado.

6- Se suas suspeitas se confirmarem, dê todo o apoio da criança e aborde diretamente o agressor, intimidando-o vigorosamente.

por Michelle F. Jasinski  
(Em busca dos valores da criança- José  Luiz Beltrão)

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Com que roupa eu vou?

por Michelle F. Jasinski

O que vestir?
Qual mulher, menina ou adolescente não faz esta pergunta ao abrir armário entupido de roupas? Ou solta aquela tradicional frase: Eu não tenho roupa pra sair!!!
Aposto que todas as mulheres do mundo se fazem esta pergunta quando começam se arrumar para algum evento importante como também para uma saída informal.
Particularmente eu tenho uma grande dificuldade para achar uma roupa que me sirva como também que encaixe com meu estilo e combine com o momento que estou vivendo ou sentindo.
Geralmente por sentir esta dificuldade acabo saindo com a "mesma roupa de sempre..."
Esta incógnita acabou me obrigando a pensar em uma forma de me vestir melhor sem repetir a mesma roupa, usando as mesmas peças de formas diferentes, acima do possível, peças básicas que valorizem a feminilidade. Nas minhas horinhas vagas de brincadeirinha e distração na internet, comecei a pesquisar os looks que mais gosto e que tem mais afinidade com meu estilo, momento, tipo físico e ocasião.
Quando fico na dúvida com a pergunta cruel: "Com que roupa eu vou?", dou uma espiadinha na pasta de looks e escolho o que me inspira no momento. Escolhi pra mostrar pra vocês minhas amigas, os looks que mais gosto. Espero que você goste desta confusão de estilos... porquê eu AMO!





























































 
Lindos e maravilhosos não é?
Agora é só seguir o exemplo dos looks, copiar, ficar linda e arrasar!