quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Mudanças naturais dos cabelos ao longo dos tempos

Vocês já perceberam como nossos cabelos se modificam ao longo dos anos?
Estou comentando sobre as mudanças naturais e não das mudanças que fazemos ao pintar, alisar, enrolar, cortar, raspar...... rsrs
Ao longo dos anos fiquei intrigada, chateada e incomodada com as mudanças que ocorreram em meus cabelos, então passei a investigar o "porquê" dessas mudanças.
Meus cabelos sempre foram muito lisos quando criança, na adolescência lisos e mais grossos, na idade adulta, perfeitos, liso, brilhantes e cheios de vida e depois da segunda gestação meu cabelo mudou completamente! Está ondulado e mais claro agora. Mesmo passando por poucos processos químicos. Enfim, estou tentando me acostumar, ou seja, me conformar com as novas madeixas. De acordo com minhas pesquisas e conversas com médicos (endocrinologista e obstetra), fiz algumas descobertas.
Descobri o cabelo muda a cada 5 a 7 anos. Isso mesmo! Tudo muda! Cor, textura e as vezes até o tipo.
Nascemos com os cabelos muito finos e macios e eles podem engrossar na infância ou adolescência e voltar a ficar mais finos na idade adulta. E a culpa disso é de quem???  É da genética!
A maior influência da estrutura dos nossos cabelos são os hormônios, pois são eles que regulam o nosso metabolismo corporal. Assim, qualquer alteração na quantidade hormonal, irá afetar diferentes áreas do corpo, bem como suas funções.


Os principais hormônios que afetam nossos cabelos:

Tiroxina (T4), Triodotironina (T3) (produzidos pela glândula tireóide)- 
Uma tireóide com atividade baixa pode causar queda de cabelo além de cabelos quebradiços.

Androgênio (produzido pelas glândulas supra- renais)-
Responsável pelo crescimento capilar. Nas mulheres, o aumento de produção de Androgênio pode provocar enfraquecimento dos cabelos e um aumento de pelos facial excessivo.

Insulina
É produzida no pâncreas e é responsável pela adaptação da glicose no sangue. A hipoglicemia, que é a diminuição de quantidade de glicose no sangue, pode causar tanto queda do cabelo como mudar a forma dos fios.

As maiores mudanças que ocorrem em nossos cabelos são nas fases de maiores picos hormonais, como na puberdade, gravidez (eu pude comprovar isso!) e menopausa ( vou começar a comprovar isso daqui uns anos... rsrsrs)

Além dos hormônios, existem outros fatores que podem influenciar na mudança natural dos cabelos.

- Quimioterapia- A quimioterapia pode causar estragos na textura do cabelo. A maioria dos pacientes de quimioterapia, perdem os cabelos, 10 a 14 dias após o início do tratamento. Após o tratamento completo de quimioterapia, os folículos pilosos ficam alterados, o que pode acarretar em mudanças na textura, fazendo com que pacientes que tinham cabelos lisos, passem a ter cabelos cacheados e vice- versa. Mas ao longo do tempo, o folículo do cabelo tende a voltar à sua forma normal.

- Dieta- O que comemos também pode influenciar numa mudança na textura dos capilar (aliado ao fator genético), especialmente se for uma mudança repentina. Aqueles que consomem uma dieta rica em vitamina E ômega- 6, ácidos graxos, poderão sentir os cabelos mais lisos e brilhantes. Aqueles que consomem uma dieta pobre em nutrientes, ou bebem muito álcool, podem sentir os cabelos mais grossos e secos. Como quaisquer outro órgão em nosso corpo, os cabelos precisam de nutrição suficiente para estar saudável.

por Erika Nasch (http://www.clubedocabeloecia.com.br/)
adaptação- Michelle F. Jasinski