"Até onde posso, vou deixando o melhor de mim... se alguém não viu, foi porque não me sentiu com o coração". Clarice Lispector
segunda-feira, 2 de março de 2015
Organização do lar
Estamos vivendo atualmente em uma rotina diária correndo contra o tempo para cumprir o maior objetivo do dia que é dar conta de tudo!
Estou vivenciando "na pele" esta questão.
Agora voltando ao mercado de trabalho minha vida mudou completamente. Dar atenção para as filhas, esposo, vida profissional, igreja, família secular, amigos e dar conta dos afazeres domésticos e ainda tirar um tempinho para postar no meu blog que é minha terapia, tem sido um desafio diário em minha rotina.
Tive que reaprender a me reorganizar e a me adaptar a uma nova rotina.
E viva as "mulheres maravilha" que conseguem cumprir com todas as suas responsabilidades do dia!
Realmente não é uma missão fácil, mas acredite, com disciplina, há dias que nosso planejamento dá certinho. Aí ganho meu dia e me orgulho por ter cumprido a missão, até porque gosto das coisas em casa todas arrumadinhas e limpinhas acima do possível. E quem não gosta heim?!
Pessoas sistemáticas sofrem demais com esta questão. Admiro os que não são!
Bem, mas então vamos ao nosso assunto...
Devido a essa loucura e correria que vivemos diariamente, resolvi estabelecer algumas regrinhas que estão me ajudando muito atualmente nos afazeres do lar, até porque não tenho uma diarista que me ajude e nem quero, então fiz um cronograma para ajudar a manter o ambiente familiar, a nossa casa, o nosso lar, um cantinho gostoso, arrumado e aprazível para nós e até mesmo para as visitas que chegam de última hora.
Cronograma inteligente
1. Crie uma rotina pela manhã
Arrume a cama ao acordar. Antes de entrar no chuveiro, dê uma geral no banheiro. Ponha a roupa na máquina antes do café.
2. Marque um tempo para tudo
Siga a meta: toda tarefa deve ser feita em 15 minutos. Sempre que somar 45 minutos de atividade, descanse 15.
3. Desentulhe
Pegue três caixas (uma para guardar, outra para doar e outra para lixo) e separe o que está jogado pela casa. Só então, guarde tudo da primeira caixa.
4. Agende a limpeza da casa
Depois de se livrar da bagunça, é hora da limpeza detalhada. Divida a casa em setores e dedique um dia da semana para cada um.
5. Livre-se de revistas e jornais
Jogue fora publicações velhas. Se fizer coleção, guarde as antigas em caixas fechadas. Deixe as mais recentes em porta-revistas.
6. Mantenha suas roupas e acessórios nos devidos lugares
Leva-se menos de dois minutos para pendurar uma roupa. Não tem por que jogá-la na cama ou no sofá. Guarde bolsa e sapatos assim que chegar da rua, ok?
7. Prepare um cardápio mensal
Durante um mês, anote o que você prepara para as refeições. Depois, monte o cardápio. Assim, você faz uma lista de compras planejada e economiza tempo na cozinha. Faça o mesmo com o lanche das crianças procurando não repetir os mesmos lanches todos os dias, se nós como adultos enjoamos de comer sempre as mesmas coisas todos os dias, imagine as crianças!
8. Lavagem das roupas
Planeje 2 ou 3 dias da semana para lavar suas roupas. Lembrando sempre de separar as mesmas por cor, textura do tecido, etc. Não deixe acumular. A pior coisa é deixar acumular as roupas sujas no cesto ou amassadas a deriva para passar.
9. Estabeleça um dia para cada função
Estabeleça um dia para lavar o carro, tirar o pó dos móveis, lavar tapetes, entre outras coisas.
10. Siga um roteiro noturno
Após o jantar, deixe a pia vazia e limpa. Tire o lixo, regue as plantas e cuide dos bichos de estimação. E durma com a consciência (e a casa) limpas!
Não custa seguir uma rotina organizada de faxina, com certeza vamos ganhar mais horinhas para se cuidar!
Agora deixe a "preguicite" de lado e "bóra" colocar uma música bem animada pra começar a organização e deixar a casa linda e de quebra perdemos até uns quilinhos.
Eu garanto!
por Michelle F. Jasinski
Fonte de pesquisa: http://mdemulher.abril.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)