segunda-feira, 30 de junho de 2014

O filho preferido

"Certa vez perguntaram a uma mãe qual era seu filho preferido, aquele que ela mais amava. E ela, deixando entrever um sorriso, respondeu: "Nada é mais volúvel que um coração de mãe. E, como mãe, lhe respondo: o filho predileto, aquele a quem me dedico de corpo e alma... 


 É o meu filho doente, até que sare;
O que partiu, até que volte;
O que está cansado, até que descanse;
O que está com fome, até que se alimente;
O que está com sede, até que beba; 
O que está estudando, até que aprenda;
O que está nu, até que se vista;
O que não trabalha, até que se empregue;
O que namora, até que se case;
O que casa, até que conviva;
O que é pai, até que os crie;
O que prometeu, até que se cumpra;
O que deve, até que pague;
O que chora, até que cale;
E já com o semblante bem distante daquele sorriso, completou: 
O que já me deixou... 
até que o reencontre..."

(autor desconhecido)

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Mau hálito- causas e soluções

Mau hálito é um problema sério e constrangedor, tanto para quem tem quanto quem convive com a pessoa que o tem. 
Temos que estar sempre verificando nossa higiene e saúde. Assim não constrangemos outros nem nos sentiremos constrangidos ou seremos alvo de piadinhas no trabalho, escola ou mesmo em casa.

 

O que pode provocar mau hálito ou halitose?

  • Problemas de saúde: Gastrite, úlcera, refluxo, diabetes, infecções de garganta, sinusite, periodontite e cárie são alguns problemas que podem causar mau hálito. O diabetes não é pela doença em si, mas pelos problemas que traz às gengivas e por provocar boca seca.
  • Má higiene bucal: A vida corrida ou mesmo a preguiça às vezes nos impede de fazer aquela higiene necessária nos dentes, gengivas e língua. Os restos de alimentos que ficam causam a placa bacteriana e aquele "bafo". Se não for retirada através da boa escovação, acaba por se solidificar e torna-se uma placa dura - o tártaro - que se fixa na base dos dentes e começa a empurrar a gengiva causando sangramentos. A princípio é chamada de gengivite e uma limpeza no dentista resolve. Mas, se não for tratada, torna-se uma doença chamada periodontite que além de fazer a gengiva se retrair causa perda óssea e de sustentação aos dentes, fazendo com que fiquem com mobilidade e possam até cair.
  • Problemas psicológicos: Acreditem ou não, alguns estudiosos do comportamento dizem que pessoas pouco sociáveis, ansiosas e que querem se isolar costumam desenvolver mau hálito como forma de afastar os outros. Seria uma somatização.
  • Jejum prolongado: Ficar muito tempo sem comer ou fazer dietas com restrição de carboidratos faz com que o organismo queime gorduras. O resultado dessa queima é uma substância chamada "cetona" que sai na respiração provocando mau hálito.

O que pode ajudar?

Antes de mais nada trate da saúde. Se você tem mau hálito, e balas, sprays e escovação não estão resolvendo, procure um gastroenterologista ou um otorrino.
Descartados outros problemas de saúde, consulte o seu dentista e avalie como está sua saúde bucal. O dentista além de verificar os dentes, língua e gengiva, verifica também se há sinais de câncer de boca e garganta. Faça uma limpeza periódica (a cada seis meses pelo menos), com retirada de tártaro, jato de bicarbonato e polimento.
Depois desses cuidados, siga estas dicas:

1. Beba água

A água ajuda muito a aliviar o mau hálito. Boca seca causa mau cheiro, por isso acordamos com aquele cheirinho desagradável pela manhã.

2. Fuja do café e cigarro

Café costuma criar uma película na língua impedindo a oxigenação e claro, onde não há oxigenação, as bactérias proliferam. Prefira leite, um suco ou vitamina de frutas. O cigarro tem ação vasoconstritora e diminui a irrigação sanguínea nas gengivas e consequentemente a diminuição das defesas contra as bactérias que proliferam e causam a periodontia. Quanto ao hálito do cigarro nem precisa de maiores explicações.

3. Escove bem os dentes

Não aquela escovação de 60 segundos. Isso é só passar pasta dental nos dentes. Minha dentista diz que se deve sentar para escovar os dentes. No mínimo 15 minutos antes de dormir. Já pela manhã e após as refeições, pelo menos 3 minutos de escovação, sem pasta. Deixe a pasta dental para dar aquela perfumada no final.

4. Escove a língua

A língua é cheia de cavidades que acumulam restos de alimentos. Use um raspador ou uma escova macia com pasta dental. Esfregue delicadamente. A língua saburrosaé um dos principais motivos do mau hálito. É causada pela má higiene e maus hábitos como fumar e tomar café.

5. Use o fio dental

Nenhuma escovação é completa sem o uso do fio dental. O fio não apenas deve entrar e sair por entre os dentes. Ele deve "abraçar" o dente afundando para dentro das gengivas sem forçar e sem machucar e ser puxado para fora retirando as impurezas. Repita de cada lado do dente. Isso evita o acúmulo de tártaro.

6. Alimente-se bem

Além de ajudar o estômago a funcionar melhor e favorecer a saúde como um todo, alguns alimentos ajudam a limpar os dentes como a maçã, pêra, cenoura.

7. Tenha sempre um spray ou chicletes sem açúcar na bolsa

No fim do dia ou no começo, é uma boa maneira de ter um hálito fresco. Quando tiver um encontro romântico ajuda também. A propósito, evite alho, cebola, peixe e outros alimentos de cheiro forte antes do encontro. Caso já os tenha comido, calma, um copo de leite ajuda muito.

por Stael Metzger 
http://familia.com.br